A importância dos bancos de imagens para um negócio Back

Mar 5, 2019

 

Uma imagem vale mais do que mil palavras…

Se esta frase é verdade em qualquer ponto e circunstância da vida, podemos afirmar que quando falamos de uma loja virtual ou qualquer tipo de negócio online, é ainda mais importante utilizar a imagem para conseguir transmitir a mensagem no texto.

Muitas pessoas escrevem textos longos (com mais de 2000 palavras) e não fazem quebras no texto, seja com subtítulos ou mesmo com imagens. É importante entender que um infográfico, por exemplo, consegue facilmente traduzir visualmente em poucos segundos o mesmo que 5 ou 6 parágrafos de texto massudos.

Porque deve utilizar imagens o seu negócio?

Quem tem um e-commerce sabe que a parte visual  é de extrema importância para captar a atenção do consumidor de modo a que ele tenha interesse em abrir a página de determinado produto. Se as imagens não forem apelativas, a verdade é que são poucas as pessoas que vão efetivamente ter curiosidade em navegar pelo site e potencialmente comprar o produto.

Contudo, é importante frisar que as imagens de produtos precisa ser obtidas através de profissionais (fotógrafos) de qualidade que consigam mostrar o que de melhor o produto tem para oferecer. Mas, quando falamos do blog da sua loja virtual, não precisa adquirir fotografias que servem exclusivamente para ilustrar um artigo.

Uma excelente alternativa passa ilustrar os textos de blogs é investir nos bancos de imagens que trazem imagens personalizadas, bem construídas e profissionais que atendem diversos segmentos. A boa notícia é que é possível encontrar um banco de imagem que têm milhares de imagens que podem ser utilizadas sem a preocupação com os direitos autorais.

Como classificar os direitos de autor de uma imagem?

Existem várias formas de classificar os direitos de autorais nas imagens online nos bancos pagos. Embora os mesmo não se apliquem aos bancos de imagens que mencionamos anteriormente, é importante ter essa questão em mente.

  • Copyright – É uma das classificações mais utilizadas nas imagens, e significa que todos os direitos estão reservados, havendo por isso a necessidade de uma autorização prévia para a sua utilização;

  • Copyleft – São imagens que podem ser utilizadas, desde que não sejam para fins comerciais;

  • Royalt Free – São imagens que podem ser utilizadas desde que seja adquirida previamente uma licença de utilização;

  • Rights managed – Trata-se de uma licença de utilização restritiva, em que mesmo depois de se pagar pela mesma, existem várias regras que têm de ser cumpridas para a sua utilização;

  • Domínio público – São imagens que podem ser utilizadas por qualquer pessoa e em qualquer situação, havendo a aprovação do dono para a sua utilização. Em alguns casos, pode haver a necessidade de indicar os autores da imagem em questão.

Agora que já sabe como funciona a questão das imagens, faça uma análise na sua loja virtual e nos artigos do blog para perceber se as imagens que estão de acordo com a lei e com a mensagem que deseja passar no texto.

Utilização do site - Using the site

Este banco de imagens é propriedade de e operado por Prisma Stock Photo. Todas as imagens e materiais informativos em qualquer suporte aqui fornecido por Prisma Stock Photo, incluindo textos, cabeçalhos, ou informação (coletivamente referidos como Imagens) são da propriedade de Prisma Stock Photo e dos nossos contribuidores (fotógrafos), membros da nossa comunidade. Todas as imagens estão protegidas por leis de copyright brasileiro e internacionais. This database of images is owned and operated by Prism Stock Photo. All images and information materials in any medium provided here by Prisma Stock Photo, including text, headers, or information (collectively referred to as Images) are owned by Prism Stock Photo and our contributors (photographers), members of our community. All images are protected by copyright laws and international Brazilian.